As escolas que desejam participar e que ainda não estão cadastradas precisam se inscrever até o dia 1º de maio de 2024 no site oficial da OBA. A prova única, que será realizada no dia 17 de maio, é dividida em quatro níveis diferentes, abrangendo desde alunos do 1º ao 3º ano do fundamental até estudantes do ensino médio. A avaliação contém 10 questões, sendo 7 de astronomia e 3 de astronáutica.
Os melhores classificados no nível 4 terão a oportunidade de representar o país em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), uma honra para os talentosos participantes.
Para se preparar para a prova, os estudantes podem acessar o site da OBA, que disponibiliza questões e gabaritos de edições anteriores. Além disso, o professor Ivys Urquiza, embaixador da olimpíada, criou uma playlist com resoluções de exames no canal Física Total, no Youtube, para auxiliar os alunos durante os estudos.
Resultado do esforço e dedicação dos organizadores, a OBA tem como missão tornar o aprendizado mais atrativo e prazeroso, incentivando a participação ativa dos jovens. A competição já envolveu quase 1,4 milhão de estudantes em sua edição anterior, distribuindo mais de 50 mil medalhas pelos quatro níveis.
Com o apoio de instituições renomadas, como a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA é um evento que abre portas para o ensino universitário, com diversas universidades oferecendo vagas e bolsas de estudo para os medalhistas. A competição conta ainda com o apoio de importantes embaixadores, como os canais Manual do Mundo, Space Today, Física Total e AstroBioFísica.
A Olimpíada de Astronomia e Astronáutica é uma oportunidade única para os estudantes brasileiros mostrarem todo o seu potencial e interesse nessas áreas tão fascinantes da ciência.