BRASIL – Operação Nectar desmonta esquema de tráfico de cocaína para a Europa pelo Porto de Pecém, no Ceará

Na manhã desta quarta-feira (6), a Polícia Federal deflagrou a Operação Nectar, com o intuito de desmantelar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de cocaína para a Europa. O grupo utilizava o Porto de Pecém, localizado no Ceará, como ponto de envio da droga por meio de navios para destinos no Continente europeu.

De acordo com as informações fornecidas pela PF, as investigações revelaram um elaborado esquema que facilitava o transporte da droga ilícita para o exterior através de diversas estruturas portuárias. O trabalho de inteligência contou com a colaboração de órgãos parceiros, como a Receita Federal, para identificar a rota utilizada pela quadrilha.

A Operação Nectar mobilizou cerca de 130 policiais federais, que cumpriram oito mandados de prisão preventiva, 22 de prisão temporária, 30 de busca e apreensão, além de 88 ordens de bloqueio de bens e valores. As ações foram realizadas em oito estados do Brasil: Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além de ações no exterior. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Ceará.

As investigações estão sob segredo de justiça, entretanto, já foram identificados crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas máximas somadas de até 30 anos de prisão. A Polícia Federal está empenhada em desarticular essa rede criminosa e evitar que mais drogas sejam enviadas para o exterior pelo Porto de Pecém.

A expectativa é de que mais detalhes sobre a Operação Nectar sejam divulgados conforme avançarem as investigações e novas informações venham à tona. As autoridades estão empenhadas em garantir a segurança e a ordem, coibindo o tráfico de drogas e desmontando organizações criminosas que atuam no país.

Botão Voltar ao topo