BRASIL – Investigação inédita de militares das Forças Armadas do Brasil gera desgaste de imagem e impacta democracia, dizem especialistas.

No decorrer da história do Brasil, os militares das Forças Armadas sempre tiveram um papel de destaque, por vezes controverso. Recentemente, essas forças se viram envolvidas em uma situação inédita: sendo investigadas por uma tentativa de golpe de Estado. Quase 60 anos após o golpe militar de 1964, a corporação agora passa por um desgaste de imagem ocasionado por investigações e prisões de militares de altas patentes.

Especialistas que estudam o papel das Forças Armadas concordam que a investigação conduzida pela Polícia Federal e as prisões autorizadas pelo Judiciário deixarão marcas na história do país. Esses acontecimentos enviam importantes “recados” para a sociedade em relação ao respeito à democracia. Depoimentos de ex-comandantes das três Forças prestados à Polícia Federal, assim como investigações em curso de outros militares, têm sido destacados pela imprensa.

A coordenadora do Observatório Brasileiro de Defesa e Forças Armadas da Universidade Federal de São Paulo, Juliana Bigatão, ressalta a importância dessas investigações e prisões inéditas. Ela destaca a necessidade de ampla divulgação dos desdobramentos e a importância de que haja desfechos nos processos para evitar a sensação de impunidade, algo que historicamente tem sido um problema devido à Lei de Anistia de 1979.

Para os especialistas, é cedo para determinar o impacto desses episódios na imagem das Forças Armadas, que historicamente são bem aceitas pela população. No entanto, as recentes ações antidemocráticas têm abalado essa imagem positiva. A professora Ana Amélia Penido destaca a importância de medidas para arejar a caserna e tornar o ambiente mais integrado à sociedade.

Diante dessas questões, a politização das Forças Armadas durante o governo de Jair Bolsonaro é apontada como uma das raízes do problema. Há a necessidade de integração dos mundos civil e militar para evitar situações como a atual. A postura dos atuais comandantes em colaborar com as investigações é vista como um passo positivo em direção à transparência e ao respeito à democracia. O momento de desgaste de imagem das Forças Armadas traz à tona a necessidade de reflexão e mudanças para que a instituição possa recuperar a confiança da população.

Botão Voltar ao topo