BRASIL – Vacinação contra dengue em jovens de 13 a 14 anos é iniciada no Rio de Janeiro, com objetivo de imunizar toda faixa etária de 10 a 14 anos.

A cidade do Rio de Janeiro deu início, nesta quinta-feira (7), à vacinação contra a dengue em adolescentes de 13 a 14 anos. Com isso, toda a faixa etária de 10 a 14 anos está sendo contemplada pela campanha de imunização, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O número de óbitos por dengue na cidade aumentou de dois para quatro, com duas novas vítimas fatais registradas, sendo ambas mulheres, uma de 71 anos e outra de 24 anos, residentes em bairros da zona oeste do Rio, que é a região com maior incidência da doença.

O secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, alertou para a gravidade da situação, ressaltando a importância de buscar assistência médica diante dos primeiros sintomas da doença, como febre, dores no corpo e atrás dos olhos, para um diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Desde o início da campanha, em 23 de fevereiro, já foram administradas 48 mil doses da vacina, tendo como meta imunizar os 345 mil jovens de 10 a 14 anos na cidade do Rio de Janeiro. O secretário Soranz afirmou que a expectativa é vacinar 90 mil crianças ainda durante esta semana, mesmo havendo uma menor adesão por parte das crianças de 10 e 11 anos.

A vacina Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, está disponível em todas as 238 unidades de atenção primária do município, além dos postos de vacinação Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e no ParkShoppingCampoGrande, em Campo Grande, funcionando conforme os horários estabelecidos.

É importante ressaltar que a vacina é segura e eficaz, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que jovens que já tiveram dengue também devem ser imunizados. No entanto, gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiência e hipersensibilidade aos componentes da vacina são contraindicadas.

Além disso, é fundamental manter cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor, como eliminar criadouros, usar repelentes e roupas adequadas, e manter telas de proteção em janelas e portas. A prevenção e a vacinação são essenciais para combater a dengue e proteger a população contra essa doença grave.

Botão Voltar ao topo