MACEIÓ – Projeto + Oportunidade: Jovens retirados do trabalho infantil têm nova chance no mercado de trabalho através do programa Jovem Aprendiz.

Na última sexta-feira, a Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) promoveu o primeiro Bate Papo na Praça com 15 jovens que foram retirados do trabalho infantil e desprotegido. Esses jovens estão tendo a oportunidade de aprendizagem e trabalho seguro através do Projeto + Oportunidade e do programa Jovem Aprendiz.

O evento ocorreu na Praça Santa Teresa, localizada no bairro da Ponta Grossa, e contou com a presença de autoridades responsáveis pelo projeto. De acordo com Marcia Melo, Diretora Geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente, essa ação será realizada mensalmente com o intuito de motivar e orientar os jovens participantes. Temas como empregabilidade, assiduidade e mundo do trabalho serão abordados, visando desenvolver novos hábitos na vida desses adolescentes.

Taciana Veloso, Subsecretária da Primeira Infância, Criança e Adolescente, explicou que o Projeto + Oportunidade é voltado para jovens que foram retirados do trabalho infantil e desprotegido pela Semdes. A ação é contínua e tem encaminhado os jovens para capacitação em cursos no Senac, além de participarem do programa Jovem Aprendiz. Atualmente, 26 jovens já estão inseridos no mercado de trabalho em empresas como Cesmac, BRA Serviços e Energ.

Durante o encontro, a representante da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, Andréia Araújo, abordou a importância da postura e da pontualidade no ambiente de trabalho. Houve distribuição de brindes e um lanche coletivo, promovendo momentos de integração entre os participantes.

Moradores da região, como Zereth Simões do Vergel, estão divulgando o programa da Semdes para jovens da comunidade, que já estão participando e se mostrando felizes com a oportunidade de conseguir um emprego digno. Maria Helena, de 20 anos, que sonha em conquistar seu primeiro emprego, também expressou sua expectativa em participar do Jovem Aprendiz e melhorar de vida.

Essa iniciativa da Semdes tem impactado positivamente a vida de jovens que antes estavam em situações vulneráveis, oferecendo-lhes perspectivas de um futuro mais promissor. A Prefeitura de Maceió, por meio desse projeto, está contribuindo para a inclusão social e profissional desses adolescentes, promovendo transformações significativas em suas vidas.

Botão Voltar ao topo