O estudo aponta que, apesar de as mulheres representarem 52,1% da população de Alagoas, apenas 30,04% dos negócios ativos são liderados por elas. As áreas de destaque para empreendedoras incluem comércio e alojamento e alimentação, representando 56,1% do total de empresas.
Um dos exemplos de sucesso é a empresária Tatiana Boia, que inaugurou a Oficial Pizzas e Massas em Maceió, capital do estado. Com um conceito inovador que mescla fornecimento de alimentos com temática nostálgica dos anos 80 e 90, Tatiana já planeja expandir seu negócio para outras localidades.
Outra empreendedora de destaque é Cynara Rocha, que trocou a carreira de advogada pelo sonho de trabalhar com sorvetes e gelatos. Seu negócio, Maria Pitanga Serraria, registrado em fevereiro de 2020, tem prosperado e ela planeja abrir uma nova loja da franquia.
O presidente da Juceal, Ricardo Dória, ressalta a importância do estudo inédito realizado pela entidade para criar políticas públicas que promovam a diversificação do empreendedorismo e ofereçam mais oportunidades para as mulheres no estado. Com 83.442 empresas lideradas por mulheres, Alagoas busca construir um ambiente empresarial que incentive e apoie a presença feminina no mundo dos negócios.