Em seu discurso, Cabo Bebeto destacou que votou contra o referido projeto no ano passado, pois já previa que o governo estadual, visando cumprir uma promessa de campanha de criar a CNH Social para beneficiar cidadãos de baixa renda, acabaria promovendo o aumento de tributos. O deputado enfatizou que, embora seja louvável a criação da CNH Social, o impacto dos reajustes nos tributos do Detran é muito maior e prejudica a maioria da população.
“O governo beneficia uma parcela da sociedade com a CNH Social, mas prejudica todos os outros com o aumento das taxas. Isso é inaceitável”, afirmou o deputado. Ele ainda expressou sua solidariedade aos alagoanos afetados pelos reajustes e ressaltou que, gostando ou não, a política tem impacto direto na vida das pessoas, seja de forma positiva ou negativa.
Diante disso, Cabo Bebeto fez um apelo para que a população esteja atenta e consciente dos impactos das decisões políticas, como a lei 9.126/2023, que, segundo ele, afeta negativamente a sociedade como um todo. As críticas do deputado resumem a insatisfação e preocupação de muitos cidadãos com os constantes reajustes de taxas e tributos, que impactam diretamente no bolso e na qualidade de vida da população.