O Projeto Gato de Praça que acolhe animais abandonados nas redondezas do Colégio Estadual Mota Trigueiros, na Jatiúca, e os encaminha para adoção, denunciou em suas redes sociais um ato revoltante realizado pela diretoria do colégio na última semana de março, A equipe de voluntários do projeto mantinha uma pequena estrutura de abrigos para os animais abandonados que ficavam no pátio da escola desde a época da pandemia de COVID-19, lá os felinos tinham um local para dormir e se alimentar, protegidos em casinhas de madeira e abrigos montáveis.
Com a volta às aulas, a diretoria da escola ameaçava constantemente retirar esses abrigos e os descartar. Na noite de quinta-feira (28), a ameaça se cumpriu, a equipe de protetores esteve no local para alimentar os animais e encontraram os gatos adultos ao relento, na chuva e desnorteados, os abrigos foram transformados em entulho e os filhotes que estavam no local desapareceram, os voluntários deram conta de apenas um deles, que estava muito debilitado.
O grupo agora pede ajuda ao poder público e parlamentares envolvidos com a causa animal para tomarem providencias, não só para ajudar estes animais que estão abandonados por conta da irresponsabilidade de tutores, mas também para penalizarem a diretoria do colégio que cometeram essa covardia com os animais de rua que estavam sendo cuidados no local. “A gente precisa de atenção para o que aconteceu nessa escola. A gente sabe que nós estamos longe de ter boas políticas em prol dos animais, mas se a gente sempre fizer vista grossa, se a gente sempre aceitar que o mal vença, a gente nunca vai conseguir o cenário ideal para esses seres inocentes. ”, disse a voluntária.