A implementação do Programa Bate Coração no HRM marca uma nova era no atendimento a pacientes com doenças cardiovasculares na região. Agora, os pacientes que chegam ao hospital com sintomas de infarto são atendidos por uma equipe especializada do programa, que conta com cardiologistas interconectados por telemedicina com o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene.
O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a implementação do programa trará inúmeros benefícios para os pacientes, seus familiares e profissionais de saúde. Com as doenças cardiovasculares sendo a principal causa de morte no Brasil, o Programa Bate Coração possibilita um diagnóstico rápido e um atendimento eficiente para os moradores da Zona da Mata que necessitam de cuidados urgentes.
O primeiro paciente atendido pelo programa foi uma mulher que apresentou sinais de infarto e foi prontamente transferida para o Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, onde passou por um cateterismo bem-sucedido. A integração da equipe multidisciplinar do HRM, juntamente com o apoio do SAMU, foi fundamental para o sucesso do atendimento.
A supervisora de Enfermagem da unidade hospitalar, Anália Cristina, destacou a importância do Programa Bate Coração e a colaboração de todos os profissionais envolvidos para salvar vidas e proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes. A iniciativa promete reduzir a mortalidade e incidência de sequelas graves decorrentes de doenças cardíacas, além de garantir uma assistência mais eficiente e personalizada para os pacientes atendidos no hospital.