ALAGOAS – Representantes uruguaios conhecem programas de sucesso em saúde de Alagoas para implementação no país

Representantes do governo uruguaio vieram conhecer programas de sucesso implementados pelo Governo de Alagoas. Nesta terça-feira (02), uma comitiva do Uruguai esteve na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para conhecer de perto os programas AVC Dá Sinais e Bate Coração, que são voltados para o tratamento de pacientes que sofreram derrame e infarto. Esses modelos têm se destacado e chamado a atenção de outros países, incluindo o Uruguai.

A comitiva, composta por Marcelo Lens e Lucero Sarria, foi recebida pelo secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, juntamente com outros representantes da saúde em Alagoas. Após uma reunião com gestores e técnicos da Sesau, a comitiva seguiu para visitas em hospitais, como o Hospital Metropolitano de Alagoas e o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, para conhecer de perto os programas em funcionamento.

Gustavo Pontes de Miranda destacou a importância dessa visita e ressaltou o orgulho que sente pelo reconhecimento dos programas de sucesso do Governo de Alagoas na área da saúde. Marcelo Lens, representante da Administração dos Serviços de Saúde do Uruguai, expressou o interesse em implementar estratégias semelhantes no seu país, visando atender melhor pacientes com infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O Programa AVC Dá Sinais, criado em 2021, tem beneficiado milhares de alagoanos através de um aplicativo de telemedicina, o que tem contribuído para a redução da taxa de mortalidade por AVC na rede pública de saúde. Já o programa Bate Coração, que busca otimizar o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio, tem sido um sucesso devido ao investimento em tecnologia e ao apoio do Governo do Estado.

Essa iniciativa de compartilhamento de experiências entre países demonstra o reconhecimento internacional dos avanços da saúde pública em Alagoas e confirma o compromisso do governo em implementar políticas eficazes para o bem-estar da população.

Botão Voltar ao topo