BRASIL – Cartórios de todo o país lançam documento eletrônico para oficializar doações de órgãos e salvar vidas: “Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém”.

Os cartórios de todo o Brasil lançaram uma iniciativa inovadora nesta terça-feira (2), que visa facilitar a oficialização da vontade de cidadãos que desejam se tornar doadores de órgãos. A Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) foi apresentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Colégio Notarial do Brasil, por meio da campanha Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém.

A partir de agora, os brasileiros interessados em ser doadores poderão preencher a AEDO em qualquer um dos 8,3 mil cartórios de notas espalhados pelo país, de forma totalmente gratuita. Essas autorizações ficarão disponíveis em um sistema eletrônico acessível aos profissionais de saúde, facilitando a comprovação da vontade do indivíduo falecido.

É importante ressaltar que os cidadãos terão a possibilidade de autorizar a doação de órgãos como coração, pulmão, rins, intestino, fígado, pâncreas, medula, pele e músculo esquelético. Para aderir à autorização eletrônica, basta acessar o site oficial da AEDO e preencher um formulário eletrônico, que será enviado ao cartório escolhido para agendar uma videoconferência de identificação e assinatura do documento.

O Sistema Nacional de Transplantes armazenará o documento para que possa ser acessado no momento do óbito do doador. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apoiou a campanha e destacou que as doações de órgãos resultaram em 9.2 mil transplantes no país em 2023, um aumento de 13% em comparação com o ano anterior.

Nísia Trindade afirmou que a iniciativa contribuirá significativamente para o aumento do número de doadores no Brasil, pontuando a importância das doações individuais na salva de vidas. A ministra se mostrou entusiasmada com a campanha e elogiou o país por ser uma referência em doação de órgãos e sangue.

De acordo com os organizadores, a expectativa é de que a AEDO facilite e incentive a doação de órgãos no Brasil, impactando positivamente a vida de muitas pessoas que aguardam por um transplante. Esta é uma iniciativa que demonstra a constante evolução e modernização dos serviços prestados pelos cartórios no país.

Botão Voltar ao topo