A justificativa da ausência no Encceja 2023 é um procedimento obrigatório para os estudantes que desejam participar da edição de 2024 sem a necessidade de pagar uma taxa de R$40. Caso a justificativa não seja feita, ou se for reprovada, o candidato terá que arcar com a taxa estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do exame.
A justificativa pode ser feita pelo site oficial do Encceja, onde o candidato deve informar seu CPF e senha, buscar pela opção “justificar ausência” e preencher um formulário explicando o motivo da ausência. Além disso, é necessário apresentar um documento que comprove a justificativa, onde motivos como furto, assalto, morte na família, entre outros, são aceitos.
Após o envio da justificativa, o candidato deve acompanhar o status da solicitação no sistema do Inep, que terá a responsabilidade de analisar e notificar a aprovação ou não da justificativa. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 15 de abril de 2024.
O Encceja foi criado em 2002 com o objetivo de proporcionar a jovens e adultos que interromperam os estudos a oportunidade de obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. No ano de 2023, mais de um milhão de brasileiros participaram das provas. Em Alagoas, por exemplo, 10.832 candidatos se inscreveram para o exame no ano passado, sendo 8.874 para nível médio e 1.958 para o fundamental.