ALAGOAS – Seduc lança 5ª edição da Olimpíada de História de Alagoas: inscrições abertas até 30 de abril para alunos do ensino fundamental e médio.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou a 5ª edição da Olimpíada de História de Alagoas (Olhal), visando estimular o ensino da história afroindígena alagoana e preparar os estudantes para avaliações externas. Nesta edição de 2024, a equipe vencedora será premiada com um ano de bolsa de iniciação científica júnior oferecida pelo CNPq.

Podem participar da competição equipes de ensino fundamental e médio, sendo necessário que as escolas formem equipes compostas por três estudantes matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio, incluindo seus equivalentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual de ensino. Cada professor pode orientar até três equipes, sendo que cada estudante só pode integrar uma equipe.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através de um formulário online até o dia 30 de abril. O edital da competição está disponível no site da Seduc, na seção de Avisos. A proposta desta edição é promover a pesquisa e a implementação de projetos com o tema “Comunidade escolar e território: participação, interação e compromisso social com equidade”.

A competição é dividida em três fases: a primeira consiste em uma prova online com 20 questões objetivas, a segunda envolve a entrega de um pré-projeto de pesquisa e a terceira é a defesa do projeto de forma presencial no encontro estudantil. O primeiro lugar será premiado com um ano de bolsa de iniciação científica júnior oferecida pelo CNPq, no valor de R$300,00 por mês.

Ricardo Santos, gerente especial de Práticas Pedagógicas da Seduc, ressaltou que a Olimpíada de História de Alagoas contribui para ampliar o sentimento de pertencimento e o respeito à diversidade afroindígena alagoana. Ele destacou que a competição permite aos estudantes conhecerem a história de seu povo e valorizar as raízes afroindígenas, além de promover o respeito à diversidade.

Botão Voltar ao topo