Durante seu discurso, Cabo Bebeto ressaltou a importância do apoio do Governo Federal que Alagoas recebeu durante o mandato de Bolsonaro. Durante a pandemia da Covid-19, o Estado foi beneficiado com a entrega de 327 respiradores, sendo 190 de UTI e 137 de transporte, além de quase R$ 700 milhões destinados a ações de combate à pandemia. O deputado também destacou a suspensão dos pagamentos da dívida pública com a União e os investimentos em infraestrutura realizados, como a construção do viaduto da PRF em Maceió e a duplicação do entroncamento em São Miguel dos Campos, entre outras obras.
Ao final de seu discurso, Cabo Bebeto parabenizou o ex-presidente pela homenagem e o declarou oficialmente cidadão alagoano. Em suas palavras, Jair Bolsonaro agradeceu ao Parlamento estadual pelo reconhecimento e enalteceu as conquistas de seu Governo, ressaltando também suas ligações afetivas com o Nordeste, por meio de sua esposa e filha.
Além dos presentes citados, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o deputado federal Fábio Costa (PP/AL) e os vereadores de Maceió, Leonardo Dias (PL) e Gaby Ronalsa (PV).
A biografia de Jair Messias Bolsonaro também foi destacada durante o evento, ressaltando sua origem no interior de São Paulo, sua carreira militar e sua passagem como deputado federal pelo Rio de Janeiro, antes de assumir a presidência do Brasil de 2019 a 2022.
Em meio a discursos de agradecimento e reconhecimento, a cerimônia que concedeu a Jair Bolsonaro o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas foi marcada por homenagens e gratidão por sua contribuição ao desenvolvimento do estado.