BRASIL – Prazo para justificar ausência no Encceja 2023 termina nesta sexta-feira; Inscrições para 2024 serão abertas em abril

Os candidatos que não puderam comparecer ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023 têm até esta sexta-feira (5) para justificar a ausência e garantir a participação no exame deste ano sem custos. A justificativa precisa ser feita por meio do Sistema Encceja e, caso os motivos da ausência ou os documentos apresentados sejam rejeitados, os candidatos terão uma nova oportunidade para se explicar entre os dias 15 e 19 de abril.

O Encceja é uma importante ferramenta que permite que jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada obtenham a certificação do ensino fundamental e médio. As provas aplicadas avaliam as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar ou em atividades extracurriculares.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela realização do exame, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Para o próximo ano, o período de inscrições para a edição de 2024 está previsto para ocorrer de 29 de abril a 10 de maio, com a aplicação das provas marcada para o dia 25 de agosto.

É fundamental que os candidatos que não conseguiram comparecer ao Encceja de 2023 aproveitem essa oportunidade para justificar sua ausência e garantir a chance de obter a certificação do ensino fundamental e médio. A participação no exame pode abrir portas para novas oportunidades de estudo e trabalho, além de valorizar o conhecimento adquirido ao longo da vida.

Botão Voltar ao topo