BRASIL – Vereador assume prefeitura de Birigui após cassação do mandato do prefeito por irregularidades no programa Link Card.

O município de Birigui, localizado no noroeste de São Paulo, viveu um dia de intensas movimentações políticas nesta quinta-feira (4). Após a cassação do mandato do prefeito Leandro Maffeis, do Republicanos, pela Câmara Municipal, o vereador André Fermino, do PP, foi eleito para assumir o cargo de prefeito em uma votação unânime com 15 votos a seu favor.

A cassação de Maffeis foi resultado de investigações relacionadas ao programa Link Card, que visava a compra de óleo lubrificante para a frota de veículos do município. Uma comissão parlamentar identificou irregularidades no programa e recomendou a cassação do mandato do prefeito.

Com a vacância do cargo de prefeito, o vereador José Luis Buchalla, do DC, que ocupava a presidência da Câmara Municipal, deveria assumir o comando do Executivo. No entanto, Buchalla renunciou ao cargo de presidente, alegando que não queria lidar com as consequências das irregularidades apontadas pela comissão.

Com a renúncia de Buchalla, o vereador Wesley Ricardo Coalhato, conhecido como Cabo Wesley, assumiu a presidência da Câmara Municipal. Buchalla, por sua vez, foi eleito vice-presidente da Casa. Essa nova composição deve se manter até o final do ano.

As mudanças na política do município de Birigui também foram influenciadas pela morte do vice-prefeito Carlão Gallindo, do PSD, vítima de complicações da covid-19 em junho de 2021.

As acusações contra o prefeito cassado, Leandro Maffeis, são resultado de denúncias feitas por moradores de Birigui, que apontaram irregularidades na gestão dos recursos públicos. O julgamento do prefeito, suspenso por uma liminar anteriormente, foi retomado por determinação da Justiça de São Paulo.

Em meio a todo esse cenário político, a Agência Brasil tentou entrar em contato com o prefeito cassado, Leandro Maffeis, mas aguarda retorno para esclarecimentos adicionais sobre o ocorrido.

Sair da versão mobile