BRASIL – Inscrições abertas para programa gratuito Inspira Ciência no Museu do Amanhã: oportunidade para professores de todo o Brasil se atualizarem

O Museu do Amanhã está com inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (8) para a oitava edição do programa de formação gratuita Inspira Ciência, direcionado a professores da educação básica de todo o Brasil. Esse programa tem como objetivo proporcionar uma atualização em ciências, abordando temas como astronomia, geologia, paleontologia, biologia e ecologia.

Nina Pougy, gerente de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã, destaca a importância de trazer elementos além da ciência tradicional ensinada em sala de aula, para que os professores se atualizem e possam incorporar novos conceitos em suas aulas. Até o momento, 900 professores já foram formados pelo programa, e nesta edição estão disponíveis 200 vagas para participação.

As inscrições podem ser feitas através de um link disponível até o dia 12 de maio, com os resultados sendo divulgados no dia 17 de maio. Desde o início da pandemia da covid-19, o programa passou a ser realizado de forma online, o que possibilitou a participação de professores de diversos estados brasileiros, favorecendo a troca de experiências entre eles.

Além de promover a atualização dos professores, o Inspira Ciência busca formar uma rede de colaboração entre os docentes de todo o país, que se mantêm conectados através de grupos de Whatsapp, compartilhando informações, cursos e eventos. A seleção dos participantes leva em consideração critérios como abrangência territorial e a representação de diversidade étnica, reservando 50% das vagas para professores negros, indígenas e quilombolas.

Por conta da grande procura pelo programa, foi produzido um conteúdo gravado em videoaulas, que ficará disponível na plataforma da empresa IBM, patrocinadora do projeto. Além disso, em parceria com o Canal Futura, será disponibilizado um conteúdo mais introdutório na plataforma educacional do Futura no segundo semestre, ampliando o alcance das aulas e dos temas abordados pelo Inspira Ciência.

Os professores selecionados para esta edição terão a oportunidade de participar de cinco encontros virtuais durante o mês de junho e julho, com palestras de especialistas e momentos de interação para troca de experiências. Ao final do programa, está prevista uma televisita à exposição de longa duração do Museu do Amanhã, relacionando todo o conteúdo discutido ao longo da formação.

O Museu do Amanhã, um equipamento da prefeitura do Rio de Janeiro gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), segue contribuindo para a formação e atualização de professores, promovendo o ensino de ciências de forma inovadora e inclusiva em todo o país.

Botão Voltar ao topo