Durante o evento, foram distribuídos materiais educativos com informações sobre como evitar os focos do mosquito transmissor da dengue. Além disso, cartazes foram afixados em locais estratégicos e de grande visibilidade, como estabelecimentos comerciais e carrinhos de ambulantes, para alertar a população sobre a importância de combater o mosquito.
O secretário executivo de Vigilância em Saúde, Marcos Holanda, ressaltou a importância de eliminar locais que armazenam água limpa e expostos ao sol, pois são propícios para a reprodução do Aedes aegypti. Medidas simples, como fechar caixas d’água, limpar calhas e não acumular entulhos, podem contribuir significativamente para prevenir a proliferação do mosquito.
Durante a ação educativa, diversas pessoas expressaram seu apoio e compromisso em adotar as medidas preventivas contra a dengue. O turista mineiro Sérgio Pimentel e a ambulante Ana Alves compartilharam suas experiências e ressaltaram a importância de cada indivíduo fazer a sua parte no combate ao mosquito transmissor da doença.
Um dos momentos emocionantes do Dia D foi a presença do mecânico industrial Aldemário dos Santos, que após enfrentar sete dias de internação devido à dengue, compareceu à ação educativa para alertar sobre a gravidade da doença e incentivar a população a adotar as medidas preventivas.
A situação epidemiológica da dengue em Alagoas até a Semana Epidemiológica 13 revela um aumento no número de casos suspeitos em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os esforços do Governo e da Sesau, aliados à conscientização da população, são fundamentais para combater a doença e reduzir os casos de dengue no estado.