Durante as ações, a população recebeu orientações específicas para prevenir a disseminação da dengue, como eliminar locais que acumulam água limpa, fechar caixas d’água, limpar calhas, e descartar adequadamente pneus, garrafas e entulhos. Além disso, foram distribuídos panfletos e fixados cartazes em pontos estratégicos das cidades.
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, debilitante e autolimitada, segundo o Ministério da Saúde, podendo evoluir para casos graves em pessoas mais velhas. Por isso, a conscientização e prevenção são essenciais para combater a propagação do vírus.
Em Maceió, moradores como José Ferreira de Souza destacaram a importância das ações educativas para incentivar a população a adotar medidas corretas de combate à dengue. Já em Delmiro Gouveia, a agente de combate à dengue, Maryana França, ressaltou a importância de cada cidadão fazer a sua parte na prevenção da doença.
O secretário de Saúde, Gustavo Pontes, enfatizou a importância do combate à dengue como uma questão crucial de saúde pública e destacou a colaboração de todos na prevenção da doença. Ele ressaltou a responsabilidade compartilhada na eliminação de criadouros do Aedes aegypti e reforçou a importância da ação coletiva e constante vigilância para deter o avanço da dengue em Alagoas.