Aumento de acidentes fatais envolvendo bombas d’água alerta para os perigos da eletricidade em áreas rurais

O aumento significativo no número de acidentes de origem elétrica tem gerado preocupação em todo o país. De acordo com dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2023 foram registradas 674 ocorrências fatais, sendo 15 delas relacionadas ao manuseio de bombas d’água. Esse número representa um aumento de 36,36% em comparação com o ano anterior.

A fim de alertar a população sobre os riscos envolvidos e contribuir para a segurança dos cidadãos de Alagoas, a Equatorial Alagoas tem fornecido importantes orientações sobre como manusear esses equipamentos de forma segura, a fim de evitar acidentes graves e até mesmo fatais.

Segundo o executivo de Segurança da empresa, João Porfirio, a falta de informação e o desconhecimento são os principais motivos dos acidentes de origem elétrica. Em muitos casos, como nos registrados em áreas rurais no ano passado, a falta de conhecimento levou à morte de agricultores que tentavam consertar suas bombas d’água sem os devidos cuidados.

Porfirio ressalta a importância de contratar profissionais qualificados para realizar manutenções em equipamentos elétricos, além de seguir medidas de segurança básicas, como garantir que o disjuntor da bomba d’água esteja desligado e usar equipamentos de proteção individual, como luvas de borracha isolante e ferramentas apropriadas.

Outras dicas importantes incluem verificar a situação da fiação e do aterramento elétrico do equipamento, além de utilizar apenas quadros de comando com disjuntores de proteção adequados. Também é essencial não entrar em contato com a água enquanto a bomba estiver ligada e sempre dar preferência a profissionais certificados e qualificados para lidar com situações envolvendo eletricidade.

Com a adoção dessas medidas simples, a incidência de acidentes de origem elétrica pode ser significativamente reduzida, garantindo a segurança e a integridade dos indivíduos que lidam com esses equipamentos no dia a dia.

Sair da versão mobile