BRASIL – Barroso classifica como “página virada” polêmica entre Elon Musk e STF, ressaltando que país tem leis e juízes para lidar com descumprimentos.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou em declaração nesta quinta-feira (11) que considera encerrado o debate público em relação às recentes declarações feitas pelo empresário Elon Musk sobre decisões do ministro Alexandre de Moraes. Barroso classificou o assunto como uma “página virada” e enfatizou que qualquer questão relacionada deve ser tratada no devido processo legal, em caso de descumprimento.

Durante sua participação em um evento no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Barroso ressaltou que o Brasil possui leis e juízes e que existem sanções previstas para o não cumprimento de decisões judiciais. Ele destacou que, caso haja desobediência às determinações do Supremo, a legislação prevê as consequências para esse tipo de situação.

Em relação à possibilidade de bloqueio da rede social X no Brasil, Barroso respondeu que é importante respeitar o Estado de Direito e que as pessoas que desafiam as leis muitas vezes não implementam suas declarações, sugerindo que a legislação deve ser cumprida.

Além de Barroso, o ministro Gilmar Mendes também se pronunciou a respeito das declarações de Elon Musk. Mendes enfatizou a importância de regulamentar de forma mais precisa o ambiente virtual no país, ressaltando a necessidade de uma legislação mais clara e específica para lidar com questões relacionadas à liberdade de expressão e ao controle das informações disseminadas na internet.

O caso envolvendo Musk teve início no último sábado (6), quando o empresário fez críticas ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes. As postagens geraram polêmica e acabaram resultando na inclusão de Musk como investigado em um inquérito que apura a atuação de grupos suspeitos de disseminar notícias falsas para influenciar processos políticos no Brasil. A situação reacende o debate sobre a regulação das redes sociais e a liberdade de expressão no ambiente virtual.

Botão Voltar ao topo