BRASIL – São Paulo enfrenta epidemia de dengue com 39 mortes neste ano, e vacinação é ampliada para crianças de 10 a 14 anos

A cidade de São Paulo está enfrentando um grave problema de saúde pública, com um aumento significativo no número de casos de dengue. De acordo com informações da prefeitura, já foram registradas 39 mortes por dengue somente este ano na capital paulista. Os casos confirmados ultrapassam os 142 mil e 76 bairros encontram-se em situação de epidemia da doença.

Diante desse cenário preocupante, as autoridades de saúde estão tomando medidas para conter a propagação do vírus. Uma das ações adotadas é a ampliação da vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos que residem ou estudam na cidade. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passarão a aplicar as vacinas em um horário estendido, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados durante o mesmo intervalo de tempo.

Para receber a vacina, é necessário que a criança esteja acompanhada de um responsável e apresente documento de identidade, cartão de vacina e comprovante de residência ou escolar. Além disso, a criança não pode ter sido diagnosticada com dengue nos últimos seis meses. As informações completas sobre a vacinação estão disponíveis no site “De Olho na Carteirinha”.

A prefeitura recebeu uma quantidade significativa de doses do imunizante, que já estão sendo disponibilizadas nos postos de saúde. O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, reforça a importância da colaboração dos pais e responsáveis para levar as crianças para serem vacinadas.

Além da vacinação, outras ações estão sendo tomadas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Um investimento considerável está sendo feito em medidas de reforço, como a contratação de mais agentes de saúde, ampliação do horário de funcionamento das AMAs e a intensificação das ações de eliminação de criadouros do mosquito.

É fundamental que a população também contribua no combate ao mosquito, eliminando possíveis focos de reprodução e informando às autoridades sobre criadouros identificados. A prefeitura disponibiliza canais de comunicação para denúncias e solicitações de vistorias.

No estado de São Paulo, a situação também é alarmante, com 245 óbitos causados pela dengue registrados até o momento. Mais de 497 mil casos foram confirmados, sendo 608 considerados graves. A população deve ficar atenta e tomar medidas preventivas para evitar a proliferação da doença.

Botão Voltar ao topo