BRASIL – “Gestoras de todo o país têm oportunidade única de capacitação em financiamentos externos”

Governadoras e prefeitas de todo o Brasil têm a oportunidade de se inscrever no primeiro curso de capacitação em financiamentos externos exclusivo para gestoras. O prazo para inscrições é até o dia 21 deste mês. O curso é uma iniciativa do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), e tem como objetivo aumentar a participação de mulheres nos pedidos de financiamentos a órgãos internacionais.

De acordo com dados do MPO, apenas 8% dos pedidos recebidos pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) são provenientes de governos liderados por mulheres, embora elas estejam à frente de 12% dos estados e municípios brasileiros. O curso, que conta com a participação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Instituto Alziras, busca mudar esse cenário e fomentar a presença feminina em iniciativas financiadas internacionalmente.

As inscrições para o curso, que oferece 50 vagas para governadoras, vice-governadoras, prefeitas, vice-prefeitas e secretárias estaduais ou municipais de cidades com mais de 90 mil habitantes, começaram no dia 11 e vão até o dia 21 de abril. É possível se inscrever através da página da Enap dedicada à capacitação.

Em entrevista à Agência Brasil, a secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, Renata Amaral, destacou a importância da participação feminina nos projetos financiados com recursos internacionais para aprimorar a execução de políticas públicas e a prestação de serviços à população. Segundo a secretária, no ano passado a Cofiex trabalhou com algumas prefeitas para melhorar os projetos apresentados por elas.

Atualmente, a Cofiex possui uma carteira ativa de projetos aprovados superiores a US$ 30 bilhões, com impacto direto em áreas como educação, saúde, saneamento, infraestrutura e meio ambiente. O curso será gratuito e presencial, realizado na sede da Enap em Brasília, nos dias 8, 9 e 10 de maio, com passagem e hospedagem financiadas pela CAF para as participantes. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail cofiex@economia.gov.br. A iniciativa visa promover uma política pública mais inclusiva e fortalecer a atuação das gestoras em busca de recursos externos para o desenvolvimento do país.

Sair da versão mobile