ALAGOAS – Gestores de museus e bibliotecas do Baixo São Francisco se capacitam em encontro regional de sucesso na Biblioteca Comunitária São Francisco

Gestores de museus e bibliotecas do Baixo São Francisco participam de encontro regional de capacitação

No último dia 15 de abril de 2024, gestores de museus e bibliotecas da região do Baixo São Francisco se reuniram na Biblioteca Comunitária São Francisco, localizada em Penedo, para participar de um encontro regional de capacitação. A ação teve como objetivo principal capacitar e orientar os municípios da região em questões relacionadas à gestão desses espaços culturais.

Durante o evento, foram abordados diversos temas de interesse dos participantes, como catalogação, classificação, organização e utilização do software de automação de bibliotecas. Além disso, os gestores tiveram a oportunidade de participar de palestras e oficinas voltadas para a sensibilização e capacitação em gestão de bibliotecas e museus.

O encontro contou com a presença de representantes dos municípios de Feliz Deserto, Igreja Nova, Olho D’água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás, reunindo gestores, bibliotecários, museólogos e funcionários de bibliotecas e museus da região. A coordenadora do evento, Mira Dantas, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da gestão cultural na região.

Além das atividades de capacitação, os participantes puderam desfrutar da apresentação de maculelê do Grupo Mandingueiros de Penedo e realizar visitas técnicas ao Museu do Paço Imperial, Memorial Raimundo Marinho e Biblioteca Francisco Alberto Salles. Para Tiago Ramos, pesquisador da Fundação Casa do Penedo, a participação no evento foi enriquecedora, permitindo-lhe expandir seus conhecimentos e aprimorar suas práticas na biblioteca.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, comemorou o sucesso do encontro, ressaltando o compromisso renovado com o desenvolvimento cultural da região. Em um cenário de constante transformação, a capacitação de gestores de museus e bibliotecas se mostra essencial para a preservação e difusão do patrimônio cultural da região do Baixo São Francisco.

Botão Voltar ao topo