ALAGOAS – Governador de Alagoas lança programa “Alagoas Transplanta” para ampliar transplantes de coração e rins no estado.

Na tarde dessa segunda-feira (15), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou o lançamento do programa “Alagoas Transplanta”, com o objetivo de ampliar os transplantes de coração e rins no estado. A iniciativa visa facilitar o acesso da população a esses procedimentos nas unidades públicas de saúde.

Durante o evento realizado no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, o governador destacou a importância do programa para salvar vidas e trazer esperança aos pacientes que aguardam por transplantes. Dantas ressaltou que o “Alagoas Transplanta” oferece uma nova chance de vida, transformando o futuro daqueles que necessitam desse tipo de intervenção médica.

O programa promete um atendimento completo, abrangendo cuidados ambulatoriais, hospitalares, cirúrgicos e o fornecimento contínuo de medicamentos, incluindo imunossupressores. Todas as etapas do transplante, desde o pré até o pós-operatório, serão cobertas pelo programa, que será direcionado especialmente para a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O financiamento do “Alagoas Transplanta” será realizado com recursos do Ministério da Saúde, complementados pelo governo estadual. O secretário de Saúde, Gustavo Pontes, enfatizou o compromisso do estado em salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos alagoanos, garantindo um acesso mais ágil e eficiente aos transplantes renais e cardíacos nas unidades públicas.

O Hospital do Coração Alagoano, que agora está habilitado pelo Ministério da Saúde, será responsável por realizar os procedimentos. O diretor geral da unidade, Otoni Veríssimo, destacou que o serviço de transplante do hospital é pioneiro na rede pública estadual, oferecendo assistência multiprofissional completa do pré ao pós-transplante.

Além do governador e dos representantes da saúde, autoridades políticas como deputados federais e estaduais estiveram presentes no lançamento do programa. A iniciativa recebeu elogios do público, como do paciente transplantado Denisson Monteiro, que expressou sua gratidão pela iniciativa que proporcionou uma nova chance de vida para ele e para muitos outros alagoanos.

Com o “Alagoas Transplanta”, o estado busca reforçar o compromisso com a saúde da população, oferecendo serviços de alta qualidade e mais humanizados através do fortalecimento do SUS. A expectativa é que o programa beneficie um grande número de pacientes e contribua para melhorar a assistência médica em Alagoas.

Botão Voltar ao topo