ALAGOAS – SSP inicia capacitação de agentes do Ronda no Bairro para atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, priorizando sensibilidade e agilidade.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) iniciou, nesta segunda-feira (15), uma importante capacitação para os agentes do Programa Ronda no Bairro, com o objetivo de prepará-los para o atendimento às mulheres vítimas de violência. A ação tem como foco a humanização do atendimento às chamadas recebidas pelo número de emergência 190.

O treinamento, que acontece na sede da SSP, em Maceió, reuniu os agentes responsáveis pelo teleatendimento do 190 e está sendo conduzido pela Chefia de Políticas de Segurança à Mulher. A iniciativa visa padronizar e aprimorar o suporte oferecido às vítimas de violência, priorizando a sensibilidade e a agilidade nas intervenções.

De acordo com a coronel Camila Paiva, chefe de Políticas de Segurança à Mulher, o treinamento irá proporcionar aos atendentes do 190 os protocolos necessários para um atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. A ideia é garantir que as vítimas se sintam acolhidas e apoiadas desde o primeiro contato com os órgãos de segurança.

Para a coronel, o acolhimento é fundamental, pois as pessoas que ligam para o 190 estão em situações de extrema vulnerabilidade e desespero, buscando socorro imediato para saírem de perigos iminentes. Portanto, é essencial que o atendimento seja empático e humanizado, levando em consideração a gravidade da situação e a vida das vítimas.

A capacitação também enfatiza a importância de estratégias e procedimentos eficazes para lidar com a violência contra as mulheres, visando sempre a proteção e o bem-estar das vítimas. Com essa iniciativa, a SSP busca aprimorar a qualidade do atendimento prestado pelo Programa Ronda no Bairro e garantir um apoio eficaz às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Botão Voltar ao topo