ALAGOAS – Vacinação contra a febre aftosa é antecipada em Alagoas para o mês de abril, com previsão de conclusão até o dia 30.

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) anunciou a antecipação da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos para o mês de abril. A decisão, que segue a determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), visa garantir que Alagoas mantenha um dos melhores índices de cobertura vacinal do Nordeste.

A vacinação contra a febre aftosa em Alagoas começou no início deste mês e segue até o próximo dia 30, sem previsão de prorrogação. Os criadores devem fazer a declaração na Adeal até o dia 15 de maio. Essa antecipação atende a um pleito do Governo de Alagoas e das entidades representativas do setor produtivo do estado, permitindo que Alagoas avance junto com outros estados que estão se preparando para migrar para a zona livre da febre aftosa sem vacinação em 2025.

O presidente da Adeal, Marco Albuquerque, ressaltou a importância da participação dos criadores nesse processo, enfatizando a necessidade de vacinar os animais e declarar na agência. A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, destacou que a atuação forte do Governo de Alagoas e o diálogo aberto com o setor produtivo têm contribuído para os bons resultados obtidos nos últimos anos em termos de cobertura vacinal.

A antecipação da vacinação segue as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA), que busca garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação. A conquista desse novo status sanitário impactará diretamente no fortalecimento da cadeia produtiva e nas relações comerciais do setor agropecuário alagoano.

Botão Voltar ao topo