A vacinação contra a febre aftosa em Alagoas começou no início deste mês e segue até o próximo dia 30, sem previsão de prorrogação. Os criadores devem fazer a declaração na Adeal até o dia 15 de maio. Essa antecipação atende a um pleito do Governo de Alagoas e das entidades representativas do setor produtivo do estado, permitindo que Alagoas avance junto com outros estados que estão se preparando para migrar para a zona livre da febre aftosa sem vacinação em 2025.
O presidente da Adeal, Marco Albuquerque, ressaltou a importância da participação dos criadores nesse processo, enfatizando a necessidade de vacinar os animais e declarar na agência. A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, destacou que a atuação forte do Governo de Alagoas e o diálogo aberto com o setor produtivo têm contribuído para os bons resultados obtidos nos últimos anos em termos de cobertura vacinal.
A antecipação da vacinação segue as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA), que busca garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação. A conquista desse novo status sanitário impactará diretamente no fortalecimento da cadeia produtiva e nas relações comerciais do setor agropecuário alagoano.