BRASIL – Ministro de Minas e Energia cria grupo de trabalho para monitorar impactos do ataque do Irã a Israel no mercado de petróleo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, convocou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira para discutir os impactos do ataque do Irã a Israel no mercado nacional de petróleo. Com a crise internacional em andamento, Silveira expressou preocupação com a possibilidade de restrição na produção ou comercialização de petróleo e ressaltou a importância de estar vigilante.

Na reunião, Silveira informou que criou um grupo de trabalho para monitorar a oscilação dos preços do barril de petróleo no mercado internacional e estabeleceu contato com a Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis para acompanhar de perto a situação. O ministro enfatizou a necessidade de agir prontamente, respeitando a governança do setor privado e da Petrobras.

Apesar de se declarar um “realista esperançoso”, Silveira admitiu a possibilidade de escalada da tensão no Oriente Médio e afirmou que o Brasil está se preparando para um cenário mais crítico. Ele garantiu que o Ministério de Minas e Energia estará em constante contato com a Petrobras e demais envolvidos na cadeia de suprimentos de petróleo para evitar qualquer impacto negativo na economia nacional.

O ministro também abordou a questão da transição energética durante a reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20. Ele destacou a importância de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, em favor de fontes renováveis, como hidrelétricas, eólicas, solares, biodiesel e etanol. Silveira ressaltou que a transição energética não apenas é uma necessidade ambiental, mas também uma oportunidade econômica para promover a sustentabilidade global.

O ministro defendeu a distribuição justa dos custos da transição energética, argumentando que os países desenvolvidos devem contribuir mais para financiar a produção de energias limpas e renováveis nos países em desenvolvimento. Ele alertou que a gestão global é essencial para lidar eficazmente com os desafios da sustentabilidade, ressaltando que o carbono não reconhece fronteiras e exige uma abordagem unificada.

O Brasil permanece em alerta diante da crise no mercado internacional de petróleo e busca garantir a estabilidade econômica e energética do país em meio à turbulência global. O grupo de trabalho criado pelo ministro Silveira continuará monitorando de perto os desdobramentos da situação para agir prontamente diante de qualquer cenário adverso que possa surgir.

Botão Voltar ao topo