ALAGOAS – Proerd e escola indígena se unem contra as drogas na aldeia Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios, Alagoas

Na tarde desta terça-feira, dia 16 de abril de 2024, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) estabeleceu uma parceria com a Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Celestino, localizada na Aldeia Fazenda Canto, na terra indígena Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios. A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação sobre prevenção à violência, com ênfase na conscientização sobre os malefícios das drogas.

As aulas educativas serão ministradas por duas policiais militares da própria comunidade local, que utilizarão palestras lúdicas para transmitir os ensinamentos. Além da abordagem sobre os riscos do uso de substâncias entorpecentes, o Proerd busca incentivar valores como sociabilidade, responsabilidade, leitura, respeito aos pais e à vida entre as crianças indígenas.

A gerente estadual do Proerd, coronel Valdenize Ferreira, ressaltou que essa ação conjunta visa não apenas educar as crianças, mas também alertar os pais sobre a importância da prevenção e da promoção de uma cultura de paz. A parceria com a escola indígena foi oficializada após uma visita realizada pela equipe do Proerd, que teve o apoio e o incentivo do pajé Celso Celestino, representante da comunidade.

Durante o encontro, as policiais militares indígenas Simone e Silvânia Mendes de Menezes, integrantes da tribo Xucuru-Kariri, foram escolhidas para liderar as aulas após passarem por uma formação especial. A coronel Valdenize expressou seu entusiasmo com a parceria e reforçou a importância de formar multiplicadores da ação preventiva.

A comunidade indígena e a escola demonstraram apoio e gratidão pela iniciativa do Proerd, ressaltando a relevância do trabalho educativo no combate às drogas e à violência. O professor e diretor da escola, Gecinaldo Soares, destacou a importância de prevenir esses problemas desde a infância, envolvendo não apenas as crianças, mas também os jovens e adultos da comunidade.

Com essa parceria, o Proerd reforça seu compromisso de salvar vidas e contribuir para a redução da criminalidade nas áreas indígenas, promovendo uma cultura de paz e conscientização sobre os malefícios das drogas. Uma iniciativa que demonstra a importância da atuação preventiva e educativa no combate a esses problemas sociais.

Botão Voltar ao topo