ALAGOAS – Semana do Bioma Caatinga: IMA promove ações de conscientização no sertão de Alagoas em homenagem ao Dia da Caatinga.

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) está promovendo uma série de ações em comemoração à Semana do Bioma Caatinga, em homenagem ao pesquisador João de Vasconcelos Sobrinho, considerado pioneiro nos estudos ambientais e na conservação da natureza no país. As atividades têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse bioma único, que abriga uma biodiversidade adaptada às condições de temperaturas altas e escassez de água.

A programação inclui palestras, mutirões de limpeza, trilhas e outras atividades que acontecerão nos dias 22 a 24 de abril nos municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca. Um dos palestrantes da semana de conscientização do bioma é Wictor Thomas, consultor ambiental do IMA, que destaca a importância de entender a biodiversidade da Caatinga e buscar soluções para a convivência com o Semiárido.

O consultor ressalta a necessidade de adotar tecnologias que auxiliem na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, destacando a importância das Unidades de Conservação (UCs) para preservar as características faunísticas e florísticas da Caatinga, bem como os costumes culturais das regiões. No total, existem 14 UCs na Caatinga, sendo que todas as estaduais são geridas pelo IMA.

A Semana do Bioma Caatinga conta com uma extensa programação, que inclui palestras, mutirões de limpeza, visitas a escolas e ações de conscientização em diversos locais. A iniciativa busca destacar a importância desse bioma único e estimular a adoção de práticas sustentáveis para a preservação ambiental. A população local é incentivada a participar das atividades e contribuir para a proteção da Caatinga e de sua biodiversidade.

Botão Voltar ao topo