BRASIL – Ministra da Saúde garante redistribuição de doses de vacina contra dengue para evitar desperdício e destaca importância da imunização.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta terça-feira (16) que um plano B está em andamento para evitar o desperdício de doses da vacina contra a dengue, que vencem no final de abril. Segundo a ministra, a estratégia consiste na redistribuição das doses para 154 novos municípios, em um esforço para garantir a imunização da população.

De acordo com Nísia Trindade, a escolha dos municípios beneficiados foi feita com base em critérios técnicos definidos pelo comitê assessor do programa de imunização, em uma colaboração com os estados e municípios. A ministra enfatizou que a decisão não foi tomada isoladamente por ela, mas em conjunto com os demais entes federativos.

Durante sua participação em uma reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Nísia Trindade também criticou o que chamou de “negacionismo às vacinas”. Ela ressaltou que se as famílias estivessem levando suas crianças e jovens para serem vacinados, o desperdício de doses poderia ter sido evitado. A ministra destacou a importância da vacinação como medida fundamental para a prevenção de doenças.

A redistribuição das doses da vacina contra a dengue para novos municípios faz parte dos esforços do governo para garantir a eficácia do programa de imunização. Neste sentido, a atuação conjunta entre o Ministério da Saúde, estados e municípios tem sido fundamental para assegurar que a vacinação alcance o maior número possível de pessoas.

Diante do cenário atual, é essencial que a população compreenda a importância da vacinação e esteja atenta às orientações das autoridades de saúde. A vacina contra a dengue é uma ferramenta fundamental na prevenção de uma doença séria e sua eficácia depende da adesão da população às campanhas de imunização.

Botão Voltar ao topo