BRASIL – Operação Lesa Pátria: PF investiga financiadores e promotores dos ataques a Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar os responsáveis por financiar, fomentar e promover os atos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.

De acordo com informações divulgadas pela corporação, estão sendo cumpridos 18 mandados judiciais de busca e apreensão em diversos estados do país, como Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, uma vez que os danos causados ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões.

Os crimes investigados pela PF incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A operação visa não apenas identificar os responsáveis pelos atos ocorridos em janeiro, mas também investigar a possível participação de outras pessoas no planejamento, financiamento e execução dessas ações.

A Polícia Federal ressaltou a gravidade dos fatos em questão e a importância de prevenir e combater qualquer tipo de ato que coloque em risco a democracia e a ordem institucional do país. A operação Lesa Pátria reforça o compromisso das autoridades em garantir a segurança e o respeito às instituições públicas, bem como em responsabilizar aqueles que buscam desestabilizar o Estado de Direito.

Diante da complexidade e da gravidade dos crimes investigados, a PF conta com o apoio de equipes especializadas e de recursos tecnológicos para aprofundar as investigações e identificar todos os envolvidos nesses atos criminosos. A sociedade aguarda ansiosamente por mais informações e desdobramentos dessa operação que visa preservar a ordem democrática e o respeito às instituições do país.

Botão Voltar ao topo