BRASIL – Operação Muditia prende 14 pessoas, incluindo vereadores, em investigação de participação do PCC em licitações públicas nas cidades paulistanas.

Na última terça-feira, 14 pessoas foram presas em uma operação que investiga a participação do Primeiro Comando da Capital (PCC) em licitações públicas. Entre os detidos estavam três vereadores das cidades de Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel e Cubatão, além de funcionários públicos, advogados e empresários. A Operação Muditia, conduzida pelo Ministério Público de São Paulo em conjunto com a Polícia Militar, teve como objetivo evitar que os suspeitos atrapalhassem as investigações.

As prisões foram temporárias, com um prazo de cinco dias, podendo ser prorrogadas e convertidas em prisão preventiva. Segundo o promotor Yuri Fisberg, as detenções foram fundamentais para garantir o andamento das investigações. Durante as buscas, foram encontradas armas, munições, celulares, notebooks e quantias significativas em dinheiro, tanto em cheques quanto em espécie.

A ação envolveu 11 prédios públicos, sendo sete prefeituras e quatro Câmaras Municipais. O promotor ressaltou que nem todas as prefeituras investigadas estavam implicadas no esquema. O nome da operação, Muditia, faz referência aos contratos realizados entre o PCC e o poder público, especialmente na área de mão-de-obra terceirizada para serviços de limpeza e fiscalização.

De acordo com as autoridades, o PCC tem diversificado suas atividades além do tráfico de drogas, expandindo seus negócios para concorrências de licitações públicas. As investigações apontam para um esquema sofisticado de simulação de competição em licitações, corrupção de agentes públicos e lavagem de dinheiro por empresas ligadas à facção criminosa.

Os envolvidos atuavam em três núcleos distintos: empresários e funcionários, advogados e agentes políticos/servidores públicos. A complexidade da atuação do PCC exige uma articulação maior entre as autoridades para combater efetivamente essa organização criminosa. O promotor salientou a necessidade de fortalecer medidas de compliance nas prefeituras e órgãos públicos para evitar novos crimes desse tipo.

As prefeituras e Câmaras Municipais envolvidas na operação se colocaram à disposição da Justiça para colaborar com as investigações. A prefeitura de Poá afirmou que confia em sua equipe técnica e na lisura de seus processos. Já em Santa Isabel, tanto o Executivo quanto o Legislativo estão colaborando com as autoridades e aguardando o desfecho das investigações. A prefeitura de Guararema também se mostrou disposta a colaborar com as autoridades, assim como a Câmara de Cubatão, que forneceu os documentos solicitados para auxiliar nas investigações.

A ação da Operação Muditia evidencia a necessidade de um combate efetivo e contínuo contra organizações criminosas que buscam se infiltrar no poder público em benefício próprio. As autoridades seguem trabalhando para desmantelar esquemas como esse e garantir a transparência e lisura nas contratações públicas.

Botão Voltar ao topo