MACEIÓ – Equipe da Saúde de Maceió refuerça campanha contra maus-tratos aos animais no Abril Laranja: “Amo Meu Pet!” com palestras educativas.

A equipe Multiprofissional da Atenção Primária (eMulti) da Secretaria de Saúde de Maceió está empenhada em conscientizar a população sobre a importância de prevenir os maus-tratos contra os animais. Neste mês de abril, a campanha nacional Abril Laranja – mês de prevenção contra a crueldade animal tem sido reforçada em diversas ações realizadas na capital alagoana.

Uma das estratégias adotadas pela eMulti é a realização da ação “Amo Meu Pet!”, que consiste em palestras educativas ministradas pelo médico veterinário Lindomar Machado. As palestras acontecem nas “salas de espera” das Unidades de Saúde Sério Quintela (Santa Lúcia), Aliomar Lins (Benedito Bentes) e CAIC Benedito Bentes, com o intuito de informar os usuários sobre a importância da saúde e proteção dos animais.

Durante as palestras, são abordados temas como a castração de cães e gatos como medida de controle reprodutivo e prevenção de doenças, a vacinação e vermifugação dos pets, além da posse responsável de animais. Lindomar Machado ressalta as consequências à saúde dos animais e dos humanos quando não há um cuidado adequado com os pets, enfatizando também as penalidades para quem pratica maus-tratos aos animais.

É importante destacar que os maus-tratos aos animais são considerados crime pela legislação brasileira. O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa, para quem praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, sejam eles silvestres, domésticos ou domesticados.

Portanto, a campanha Abril Laranja em Maceió busca não apenas conscientizar a população sobre a importância da proteção dos animais, mas também alertar para as consequências legais de atos de crueldade. A prevenção dos maus-tratos é responsabilidade de todos e a eMulti está engajada em promover essa importante mensagem para a sociedade.

Botão Voltar ao topo