MACEIÓ – Vigilância Sanitária de Maceió apreende 350 kg de alimentos estragados em fiscalização na Chã da Jaqueira.

Na manhã desta terça-feira (16), a Vigilância Sanitária de Maceió realizou uma ação de fiscalização no bairro Chã da Jaqueira e apreendeu 350 kg de alimentos impróprios para o consumo em estabelecimentos comerciais da região. Durante a inspeção, foram encontradas carnes bovinas e laticínios com prazos de validade vencidos e em condições de risco à saúde do consumidor.

O chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos, destacou que produtos como iogurtes, chantilly, margarinas e diversos tipos de carne estavam expostos para a venda mesmo com os prazos de validade expirados. Além disso, algumas carnes estavam estragadas, representando um sério perigo para a saúde da população.

Segundo o órgão, a comercialização irregular de produtos vencidos e estragados pode acarretar em graves consequências para a saúde pública. Por isso, os estabelecimentos que não cumprem as normas sanitárias adequadas devem ser autuados e os alimentos recolhidos para evitar danos à saúde dos consumidores.

Airton ressaltou a importância de garantir a saúde do consumidor e conscientizar os representantes comerciais sobre os padrões sanitários que devem ser seguidos. Os estabelecimentos fiscalizados receberam orientações sobre a manipulação, armazenamento, refrigeração, higiene e validade dos produtos, além de serem autuados.

Os responsáveis pelos estabelecimentos terão que responder a um processo administrativo, que pode resultar em multas que variam de R$ 180,00 a R$ 38 mil pela infração cometida. A população também foi incentivada a denunciar irregularidades em estabelecimentos que não seguem as normas sanitárias, garantindo o sigilo do denunciante.

As carnes estragadas apreendidas nos estabelecimentos na Chã da Jaqueira serão descartadas no aterro sanitário de Maceió, visando proteger a saúde pública. A fiscalização da Visa de Maceió continua trabalhando para garantir a segurança alimentar da população da cidade.

Botão Voltar ao topo