ALAGOAS – Adeal realiza vacinação assistida de bovinos contra aftosa em Pilar com meta de imunizar 1,4 milhão de animais

No município de Pilar, localizado em Alagoas, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal) está realizando a vacinação assistida de bovinos contra a febre aftosa. A ação teve início no dia 15 de abril e está programada para seguir até o dia 30 do mesmo mês. A antecipação da vacinação foi determinada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e não haverá prorrogação do prazo estabelecido.

A vacinação assistida foi acompanhada por técnicos da Adeal, incluindo o presidente da instituição, Marco Albuquerque, e o superintendente Federal da Agricultura em Alagoas, Jorge Marques. Além disso, a auditora federal agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, Sonia Lages, também esteve presente.

A meta da campanha é vacinar 100% dos quase 1,4 milhão de animais, entre bovinos e bubalinos, que compõem o rebanho alagoano. A Adeal destaca a importância do engajamento de todos os criadores do estado para garantir a vacinação dentro do prazo estipulado e realizar a declaração até o dia 15 de maio.

O presidente da Adeal ressaltou a importância da colaboração do Governo de Alagoas e do setor produtivo para atender às exigências do Mapa e avançar para a zona livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação. A vacinação assistida é uma medida essencial para garantir a saúde e a segurança do rebanho bovino do estado e prevenir a disseminação da doença.

Portanto, a Adeal continua trabalhando em conjunto com os produtores e autoridades locais para cumprir com as diretrizes estabelecidas e garantir a qualidade e a sanidade dos animais em Alagoas. É fundamental que os criadores estejam atentos aos prazos e às orientações fornecidas pela agência para garantir o sucesso da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Botão Voltar ao topo