ALAGOAS – Alagoas firma acordo para receber investimentos de até US$ 200 milhões em projeto de estocagem de gás natural.

Na manhã do dia 17 de abril de 2024, foi anunciado que o estado de Alagoas está prestes a receber investimentos significativos na ordem de até US$ 200 milhões para um projeto de estocagem de gás natural. O acordo foi estabelecido entre a Origem Energia e a Transportadora Associada de Gás, com a finalidade de desenvolver o projeto no Campo de Pilar, localizado em Alagoas.

De acordo com a Engie Brasil Energia, que possui participação na TAG, o projeto de estocagem de gás natural terá uma capacidade inicial prevista de 106 milhões de m³/ano, podendo chegar a 500 milhões de m³/ano. Os investimentos serão divididos de forma proporcional entre as duas empresas, seguindo a participação de 50% de cada uma, caso o projeto avance para a próxima etapa.

Desde 2021, a Origem Energia adquiriu a concessão do Polo Alagoas e tem investido no aprimoramento e expansão de suas operações no estado. O Polo Alagoas abrange diversos municípios, como Boca da Mata, Marechal Deodoro, e Rio Largo, e conta com uma infraestrutura estratégica para a produção de gás natural.

A secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços de Alagoas, Alice Beltrão, ressaltou a importância do estado no cenário nacional em relação ao gás natural, mencionando a nova lei estadual do gás natural e o Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin). Ela destacou que Alagoas faz parte da bacia Sergipe-Alagoas, uma das principais do país em recursos offshore de óleo e gás.

O superintendente de Políticas Energéticas da Sedics, Bruno Macedo, enfatizou a inclusão de Alagoas no Balanço Energético de Alagoas (Beal), demonstrando o compromisso em disponibilizar informações para potenciais investidores interessados nas oportunidades do estado. A expectativa é que esses investimentos impulsionem o desenvolvimento econômico da região e gerem novas oportunidades de emprego, contribuindo para o avanço social e a melhoria na qualidade de vida dos alagoanos.

Botão Voltar ao topo