ALAGOAS – Projeto Creche Segura leva orientações de primeiros socorros para servidores em Alagoas, garantindo segurança para crianças e profissionais.

Na manhã desta quarta-feira (17), o governo de Alagoas promoveu a continuação do projeto Creche Segura, levando capacitações em primeiros socorros para servidores de creches em Maceió, Arapiraca e Poço das Trincheiras. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria), o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), visa fornecer orientações vitais para lidar com situações de emergência envolvendo crianças.

Durante as capacitações, os profissionais das creches receberam treinamento sobre como agir diante de casos como parada cardíaca em pediatria, engasgos, crises convulsivas, choque elétrico e outras situações de risco. Essa formação é fundamental para garantir a segurança não só das crianças, mas também dos próprios profissionais que trabalham no ambiente escolar.

A secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, enfatizou a importância do projeto Creche Segura como uma medida essencial para manter as crianças e as comunidades seguras em momentos de perigo. Segundo ela, o projeto atende à Lei Federal Lucas 13.722, que determina a capacitação de 30% dos colaboradores em situações de emergência.

Ao final das capacitações, os participantes foram certificados e as creches receberam uma placa do Programa Creche Segura. Além disso, cada Creche Cria será equipada com um kit de primeiros socorros contendo ataduras, termômetros, tesouras, luvas e outros materiais básicos para o controle de sangramentos.

O Projeto Creche Segura está em conformidade com a Lei Lucas, também conhecida como Lei 13.722/2018, que exige a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino da Educação Básica, tanto públicos quanto privados. A legislação é uma homenagem ao caso de Lucas Begalli, um estudante de 10 anos que morreu por não ter recebido os primeiros socorros em um incidente durante um passeio escolar em São Paulo.

Em vista disso, as capacitações promovidas pelo projeto Creche Segura são essenciais para preparar os profissionais das creches a lidar com situações de emergência e garantir a segurança e o bem-estar das crianças atendidas por essas instituições.

Botão Voltar ao topo