ALAGOAS – “Sesau promove ação educativa para combater a dengue em Colônia Leopoldina e conscientizar moradores sobre prevenção”

Na última quarta-feira, dia 17 de abril de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu uma importante ação educativa em Colônia Leopoldina, município localizado na Zona da Mata de Alagoas, a aproximadamente 115 km de Maceió. O objetivo da mobilização foi intensificar as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Durante a ação, equipes volantes da Sesau distribuíram material educativo em diversos pontos da cidade, alertando a população sobre a importância de dedicar apenas dez minutos por semana para prevenir a proliferação do mosquito. Estudos epidemiológicos apontam que 70% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das residências, tornando essencial a adoção de medidas preventivas no ambiente doméstico.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância das ações preventivas, como colocar areia nos vasos de plantas, manter as caixas d’água fechadas, limpar calhas, guardar pneus e garrafas em locais cobertos, eliminar água parada em recipientes e evitar o acúmulo de entulhos e sucatas. Miranda ressaltou que a participação da população é fundamental para o sucesso das medidas de combate à dengue.

Moradores de Colônia Leopoldina, como a empresária Midiana Bezerra e o motorista Fernando Jorge, destacaram a importância das ações educativas e preventivas realizadas pela Sesau. Bezerra ressaltou a importância de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de manter os lares limpos e livres de água parada, enquanto Jorge compartilhou sua experiência pessoal ao contrair dengue, enfatizando a gravidade da doença e a importância de medidas preventivas para evitá-la.

A ação educativa promovida pela Sesau em Colônia Leopoldina reforça a importância da conscientização e colaboração da população na prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A participação ativa de cada cidadão é essencial para combater a proliferação do mosquito e garantir a saúde e bem-estar de toda a comunidade.

Botão Voltar ao topo