BRASIL – Alerta da OMS: Quatro bilhões de pessoas sob risco de infecções transmitidas por mosquitos do tipo Aedes, destaca especialista.

Em um relatório alarmante divulgado recentemente, a líder da equipe sobre arbovírus da Organização Mundial da Saúde (OMS), Diana Rojas Alvarez, alertou que quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo estão em risco de infecções transmitidas por mosquitos do tipo Aedes. Esses mosquitos, incluindo o Aedes aegypi e o Aedes albopictus, são responsáveis por doenças devastadoras como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Durante um encontro realizado de forma virtual na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Brasília, Diana destacou que a previsão é que esse número alarmante de pessoas em risco aumente em mais um bilhão nas próximas décadas. Isso se deve, em grande parte, ao aquecimento global e à capacidade de adaptação do Aedes a altitudes cada vez maiores, o que já pode ser observado em áreas montanhosas do Nepal, Colômbia e região andina.

A OMS está ativamente monitorando surtos e epidemias de dengue em 23 países, sendo 17 deles nas Américas, incluindo o Brasil. Diana ressaltou que os casos de dengue têm aumentado consistentemente nas últimas quatro décadas e, em 2023, houve um aumento significativo tanto nos casos quanto nas mortes causadas pela doença, atingindo um recorde de mais de seis milhões de casos reportados e mais de sete mil mortes em 80 países.

A especialista apontou que os fatores ambientais, como aumento das chuvas e umidade, têm favorecido a proliferação do mosquito Aedes, em conjunto com a elevação das temperaturas globais resultantes das mudanças climáticas. Ela enfatizou a importância de aprimorar a comunicação de casos e os sistemas de vigilância dos países para ampliar as ações de prevenção e combate às arboviroses em saúde pública.

Diante desse cenário preocupante, é crucial que medidas eficazes sejam implementadas em nível global para controlar a disseminação dessas doenças transmitidas por mosquitos, protegendo assim milhões de pessoas em todo o mundo.

Botão Voltar ao topo