BRASIL – Câmara do Rio aprova projeto de feriado para Cúpula do G20 visando facilitar logística e segurança durante o evento.

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou hoje (17) o projeto de lei 2857/2024, que estabelece feriado municipal nos dias 18 e 19 de novembro devido à realização da Cúpula do G20 na cidade. A medida tem como objetivo facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades durante o evento internacional.

De acordo com a legislação aprovada, as indústrias localizadas nas zonas norte e oeste da cidade, assim como padarias e estabelecimentos que operam por meio de trabalho remoto, continuarão funcionando normalmente durante os feriados. A justificativa do projeto ressalta a importância dos feriados excepcionais para garantir o apoio logístico necessário para a realização da cúpula, que exigirá operações especiais da prefeitura, incluindo restrições de circulação e bloqueio de vias públicas.

O presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado (PSD), comemorou a escolha da cidade como sede da Cúpula do G20, destacando a importância do evento para a imagem global do Rio. Ele enfatizou que o feriado é fundamental para garantir o sucesso da cúpula e ressaltou a importância do diálogo com os setores produtivos para minimizar possíveis impactos econômicos.

O líder do governo na Câmara, vereador Átila Nunes (PSD), afirmou que assegurar o pleno funcionamento das indústrias durante os feriados é uma forma de atender aos pleitos dos setores produtivos. Ele ressaltou que a medida visa viabilizar a logística durante os dias do evento, sem prejudicar a economia da cidade, e lembrou que os feriados do mês de novembro já estão garantidos.

Vale ressaltar que o feriado não contempla alguns setores, como o comércio de rua, bares, restaurantes, hotéis, centros comerciais, estabelecimentos culturais e pontos turísticos.

O G20 reúne as principais economias do mundo anualmente para discutir questões econômicas, políticas e sociais. Esta será a primeira vez que o Brasil assumirá a presidência do grupo, colocando o país em evidência no cenário internacional. O Rio de Janeiro se prepara para receber mais de 30 chefes de estado e cerca de 15 mil visitantes internacionais durante a realização da cúpula.

Botão Voltar ao topo