BRASIL – Fiocruz divulga resultado de chamada pública para ações de saúde nas favelas do Rio de Janeiro, com 56 projetos aprovados.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado da chamada pública para Apoio a Ações de Saúde Integral nas Favelas do Rio de Janeiro. Com 143 proposições recebidas de diversos municípios do estado, 56 projetos foram aprovados para receber um total de aproximadamente R$ 5,6 milhões. Mais da metade dessas propostas, 55%, foram elaboradas por organizações sociais que ainda não tinham participado do primeiro edital, realizado em 2021, pelo Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro.

Para o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, essa ação significa um marco significativo na promoção da saúde integral da população das favelas do estado. Ele ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho das organizações que atuam nas comunidades e da participação social na elaboração de soluções para esses territórios. Moreira também expressou sua confiança de que os projetos selecionados terão um impacto positivo e transformador não apenas nas comunidades beneficiadas, mas também como exemplo inspirador para todo o país.

O Plano Integrado foi criado durante a pandemia de covid-19 com o objetivo de apoiar respostas sociais às questões emergenciais nas favelas e ampliar a participação social nas ações de saúde para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, a abrangência territorial do plano será ampliada de 18 para 33 municípios, incluindo cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, e outros.

Os 56 projetos aprovados incluem ações como a construção e manutenção de cozinhas comunitárias, atividades de educação em saúde, treinamento profissional em saúde focado nas comunidades, ações de saúde mental, agroecologia, e comunicação e informação em saúde através da arte e cultura. O resultado final pode ser acessado no Portal Fiocruz, onde também estão disponíveis orientações e dúvidas por e-mail.

Botão Voltar ao topo