A capacitação foi ministrada pela nutricionista da Gerência da Inspetoria de Serviços de Saúde e Exercício Profissional, Amanda Brandão, e pelo advogado da Visa, Jhônatas Cabral. Durante a palestra, foram abordados conceitos sanitários essenciais para adquirir e consumir produtos e serviços seguros, como a importância de verificar o prazo de validade dos alimentos, a higiene dos estabelecimentos e dos manipuladores, além do armazenamento correto e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Para Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, o curso de boas práticas faz parte do planejamento do órgão e é fundamental para educar e preparar a população consumidora. Segundo ele, a capacitação não é apenas voltada para possíveis comerciantes, mas também para os consumidores, a fim de garantir a saúde da população.
“A capacitação nas escolas proporciona um ambiente de promoção em educação sanitária, ajudando as pessoas a identificarem produtos fora do prazo de validade ou estragados, auxiliando assim nas fiscalizações”, destacou Santos.
A iniciativa da Visa Maceió visa conscientizar a população sobre os cuidados necessários no consumo e comercialização de alimentos, contribuindo para a segurança alimentar de todos os cidadãos. A participação de 50 alunos da rede municipal nessa capacitação demonstra o interesse e a importância do tema para a comunidade local.