Parlamentares se reúnem para discutir transformação de unidade de internação em escola estadual no município de Pilar, Alagoas.

Na última sessão da Assembleia Legislativa de Alagoas, que contou com a presença de 20 parlamentares, foram discutidos e apreciados um total de 19 itens na ordem do dia. Dentre esses itens, destacou-se a indicação n° 854/2024, apresentada pela deputada Fátima Canuto, do MBD.

Nesta indicação, a parlamentar solicitou ao Governo de Alagoas que a unidade de internação provisória de adolescentes localizada no município de Pilar seja transformada em uma escola estadual. O objetivo por trás dessa proposta é proporcionar novas oportunidades educacionais para os jovens da região, transformando um espaço que antes era destinado à privação de liberdade em um ambiente de aprendizado e desenvolvimento.

No documento encaminhado ao governador Paulo Dantas e às secretarias da Educação e da Prevenção à Violência, a deputada Fátima Canuto fez menção a uma célebre frase de Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Além disso, ela ressaltou a importância de investir na educação como forma de promover mudanças significativas na sociedade.

A justificativa apresentada pela parlamentar baseia-se no progresso que o município de Pilar tem alcançado nos últimos anos no que diz respeito à qualidade da educação. Destacando o aumento no número de alunos matriculados nas escolas locais, Fátima Canuto argumenta que é necessário ampliar a oferta de vagas no ensino médio para atender à demanda crescente de estudantes vindos da rede municipal de ensino fundamental.

Diante desse cenário, a transformação da unidade de internação em uma escola estadual representa uma oportunidade concreta de promover a inclusão social e oferecer melhores perspectivas de futuro para os jovens de Pilar. A proposta agora aguarda análise e aprovação por parte das autoridades competentes, para que possa ser concretizada e contribuir efetivamente para a transformação da realidade educacional na região.

Botão Voltar ao topo