Durante a ação, foram distribuídos materiais educativos detalhando as melhores práticas para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, uma palestra foi ministrada pelas assistentes sociais Renata Ferreira e Lúcia Perciano, focando nas ações de combate à fêmea do Aedes aegypti.
As profissionais ressaltaram a importância de identificar rapidamente os sintomas da dengue, a fim de possibilitar um diagnóstico precoce. Também alertaram sobre a necessidade de prevenção, destacando a importância de não permitir o acúmulo de água parada, principal local de reprodução do mosquito.
Segundo dados do Ministério da Saúde, todas as faixas etárias estão suscetíveis à dengue, sendo as pessoas mais velhas e aquelas com doenças crônicas mais vulneráveis a complicações graves. Até a Semana Epidemiológica 15, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) havia notificado 5.631 casos suspeitos de dengue, com 3.069 confirmações, representando um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior.
Foram confirmados dois óbitos até o momento, um em Atalaia e outro em Viçosa, com mais quatro casos em investigação. A conscientização e a prevenção tornam-se fundamentais para combater a dengue e garantir a saúde da população. A UPA Chã da Jaqueira reforça seu compromisso em promover ações que visam o bem-estar e a segurança dos cidadãos.