BRASIL – Agricultor chileno busca tornar áreas rurais mais acessíveis para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida ao redor do mundo.

No país onde aproximadamente uma a cada seis pessoas enfrenta algum tipo de deficiência, o agricultor chileno Alfredo Carrasco se destaca por sua iniciativa em tornar a área rural mais acessível. Com um olhar sensível para as necessidades das pessoas com deficiência física, idosas ou com mobilidade reduzida, Carrasco implementou medidas inovadoras em suas plantações, como pisos adaptados e cultivos em locais mais elevados em relação ao solo.

Fundador da empresa FarmHability, Alfredo não se limita à produção agrícola, mas também busca promover a inclusão no campo. Realizando oficinas e capacitações, ele conecta trabalhadores com deficiência a empresas agrícolas para que possam assumir postos de trabalho. Sua iniciativa ganhou destaque internacional, sendo um dos representantes no Encontro de Líderes Rurais realizado recentemente na Costa Rica, promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A paixão de Alfredo pela agricultura e pela vida no campo o impulsionou a criar soluções inovadoras. Após um acidente que o deixou em uma cadeira de rodas, ele viu a necessidade de adaptar o ambiente rural para garantir a inclusão de pessoas com deficiência. Inspirado por sua própria trajetória de superação, Carrasco acredita que as soluções desenvolvidas em sua empresa podem ser replicadas em qualquer lugar.

As adaptações feitas por Alfredo não beneficiam apenas os cadeirantes, mas também pessoas com mobilidade reduzida e idosas que desejam continuar trabalhando no campo. Ele destaca a importância de proporcionar oportunidades para esses grupos, que muitas vezes são marginalizados no mercado de trabalho.

Durante o Encontro de Líderes Rurais, Alfredo compartilhou sua história de superação e está empenhado em contribuir para a construção de diretrizes que promovam melhorias nas atividades agrícolas em toda a América. Sua visão de um campo mais inclusivo e acessível inspira não apenas os agricultores, mas todos aqueles que acreditam na importância da diversidade e da igualdade de oportunidades.

Botão Voltar ao topo