Deputados aprovam projeto de lei que institui a campanha ‘Junho Violeta’ para conscientização sobre a violência contra pessoa idosa em Alagoas

Na sessão parlamentar realizada nesta quarta-feira, dia 17, os deputados estaduais de Alagoas discutiram e votaram a favor de 20 matérias, incluindo o projeto de lei ordinária nº 143/2023, proposto pelo Delegado Leonam, do partido União Brasil. O projeto visa instituir a campanha “Junho Violeta” no estado, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a violência contra idosos.

A campanha “Junho Violeta” tem como objetivo principal promover ações que visem melhorar a qualidade de vida dos idosos, além de combater e prevenir a violência contra essa parcela da população. A iniciativa também busca sensibilizar e instruir a população sobre a importância de proteger e respeitar os direitos dos idosos.

De acordo com o projeto aprovado em segunda e última votação, no mês de junho será incentivado o uso da cor violeta na iluminação e decoração de prédios públicos e privados em alusão à campanha. O símbolo do “Junho Violeta” será um laço de fita da mesma cor, que representará a luta contra a violência aos idosos.

O deputado Delegado Leonam ressaltou a importância da campanha, citando dados das Nações Unidas e da Organização Mundial da Saúde que indicam um grande aumento na população idosa em todo o mundo. Ele destacou que a campanha busca alertar a população de Alagoas sobre os direitos dos idosos e sensibilizá-los para a necessidade de proteger e valorizar essa parte da sociedade.

Com a aprovação do projeto, o estado de Alagoas dá um passo importante na promoção do respeito e cuidado com os idosos, visando garantir a sua dignidade e segurança perante a sociedade. A campanha “Junho Violeta” se torna, assim, mais uma ferramenta na luta contra a violência e a discriminação aos idosos.

Botão Voltar ao topo