MACEIÓ – Secretário de Meio Ambiente de Maceió é eleito coordenador regional do CB27 durante preparativos para a COP30 em Belém do Pará.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió, Marcos Cavalcanti, foi eleito por aclamação como coordenador regional da Região Nordeste do CB27 (Fórum Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais) durante os eventos preparatórios para a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Belém do Pará.

O CB27 reúne os titulares das pastas ambientais das capitais brasileiras e desempenha um papel fundamental na definição de políticas ambientais e na promoção da sustentabilidade em nível local. Durante os eventos em Belém, várias discussões foram realizadas, incluindo o 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil, o Fórum das Cidades Amazônicas, o Fórum LAC UrbanShift e o XXIX Encontro Nacional do Fórum CB27. Esses encontros proporcionaram uma oportunidade para compartilhar experiências, trocar conhecimentos e formular estratégias conjuntas para lidar com os desafios ambientais.

Em seu discurso após a eleição, Marcos Cavalcanti demonstrou sua disposição para enfrentar os desafios que estão por vir: “Será um desafio elencar as questões ambientais da nossa região e, juntamente com os demais secretários e secretárias, encontrar as melhores soluções. Mas estamos prontos para contribuir com o protagonismo que os governos locais devem ter na agenda climática, especialmente diante da chegada de um evento de porte internacional ao nosso país. Maceió está preparada para dar a sua contribuição.”

Além disso, os eventos contaram com a presença do Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e do vice-prefeito de Belém/PA, Edilson Moura, demostrando o compromisso nacional com as questões ambientais e climáticas. A eleição de Marcos Cavalcanti como coordenador regional destaca o reconhecimento do trabalho e da experiência da capital alagoana na busca por soluções ambientais sustentáveis, não apenas a nível local, mas também em escala regional e nacional.

Com a COP30 marcada para novembro de 2025, as ações de Marcos Cavalcanti serão fundamentais na articulação de esforços para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e na promoção de um futuro mais sustentável para todos.

Botão Voltar ao topo