BRASIL – “Cometa do Diabo será avistado no Brasil e no Hemisfério Sul neste domingo, confira dicas para observação”

Neste domingo, 21 de abril, um evento astronômico bastante especial poderá ser observado no Brasil e em todo o Hemisfério Sul: o cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido popularmente como “Cometa do Diabo”. Este corpo celeste, que leva cerca de 71,3 anos para completar uma volta em torno do Sol, estará em seu ponto mais próximo do astro-rei no dia 21, tornando-se mais visível aos olhos dos observadores terrestres.

Desde o início do mês de abril, os entusiastas da astronomia na Região Nordeste do Brasil vêm acompanhando a passagem do Cometa do Diabo pelo céu, sendo os estados mais ao Norte os primeiros a avistá-lo. No entanto, de acordo com o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, a visualização do cometa a olho nu não será possível devido à intensidade do brilho, o que implica o uso de equipamentos como binóculos e telescópios para uma melhor observação. O melhor horário para contemplar este evento será entre 17h40 e 18h30.

A designação de “Cometa do Diabo” foi atribuída ao 12P/Pons-Brooks após registros realizados em 2023 pelo astrônomo Elek Tamás, do Observatório Harsona na Hungria. A descoberta de uma explosão ou ‘outburst’ no cometa, que aumentou significativamente seu brilho e distorceu sua coma em forma de ferradura ou chifres, resultou nesse curioso apelido, sem nenhuma conotação maligna, esclarece o Observatório Nacional.

Comparado até mesmo à icônica nave Millennium Falcon da franquia Star Wars devido à aparência de “chifres” em seu formato, o Cometa do Diabo está despertando ainda mais o interesse dos astrônomos, que buscam compreender a formação destes “chifres” em sua estrutura. Segundo o órgão, diversas hipóteses estão sendo consideradas, desde a sublimação desigual de gelos até efeitos de sombra sobre a superfície do cometa.

Assim, enquanto o 12P/Pons-Brooks se aproxima do Sol e se torna ativo devido ao aquecimento que faz o gelo se transformar em gás, os observadores terrestres atentos terão a chance de contemplar este fascinante espetáculo cósmico nos céus do Hemisfério Sul neste domingo.

Botão Voltar ao topo